Local Heroes

5 restaurantes de alta-cozinha debaixo do mesmo teto do FOODIOOM em Madrid

10/12/2020

"Otter deu-me a sensação de ter uma ferramenta de gestão poderosíssima. Posso ver como estão a decorrer as operações, como estão as vendas e o que posso fazer para melhorar".

Até há pouco mais de um ano, a entrega era o território das cadeias de fast-food. Os aplicativos como a Glovo, Deliveroo ou Just Eat significavam encomendar hambúrgueres, pizzas e batatas fritas. Só com a chegada da pandemia é que novos jogadores começaram a emergir no mundo da entrega ao domicílio. A alta-cozinha não era vista nestes espaços, até que, começaram a ganhar presença como uma busca por alternativas ao fecho dos restaurantes.

Enquanto os grandes chefes de cozinha estavam apenas a dar os seus primeiros passos, FOODIOOM já tinha vários meses de experiência. Este restaurante virtual foi concebido para oferecer alta-cozinha a domicílio em Madrid. Com 5 conceitos de baixo do mesmo teto, FOODIOOM junta-se a chefes de cozinha de renome para oferecer diferentes tipos de cozinha. Ernesto Barrón, co-fundador e CEO do projeto, explica como se tornou um pioneiro deste espaço e qual é o papel de Otter na gestão do seu serviço de entrega.

O Empreendedorismo como ingrediente secreto para o sucesso

FOODIOOM é produto da combinação de gastronomia com empreendedorismo. Ernesto chegou a Madrid há 4 anos atrás, para fazer um MBA. Com experiência anterior em negócios pessoais e de retalho, chegou à capital espanhola concentrado no empreendedorismo. Durante o seu percurso conheceu Javier Muñoz, chefe e diretor do restaurante e terraço Palácio Cibeles. Sem a intenção inicial de se tornarem sócios, começaram a discutir ideias e assim nasceu o  FOODIOOM : um restaurante fantasma, especializado em alta-cozinha.

Restaurantes fantasma, também conhecidos como cozinhas virtuais ou cozinhas, são cozinhas industriais optimizadas para cumprir ordens de entrega. Na altura, o conceito ainda estava a abrir portas em todo o mundo. "Fomos pioneiros, mas com um toque diferente ao que já existia no mercado'', conta Ernesto. Embora as cozinhas fantasmas começassem a emergir nos Estados Unidos e na Europa, estavam concentradas principalmente na fast food.

Javier, vindo de uma linhagem de alta cozinha, quis tomar outro caminho. "A ideia do Javier era dedicarmo-nos à entrega, mas concentrarmo-nos na alta cozinha. Inicialmente, isso intrigou-me porque não havia ninguém a fazer nada semelhante. Não apenas em , como  também no resto do mundo." Com tal, em Outubro de 2019, a FOODIOOM abriu as portas com o objectivo de criar "a experiência perfeita entre a entrega ao domicílio e a qualidade da comida" neste nicho.

5 restaurantes debaixo do mesmo teto

Rotulado no seu website como "a primeira dark Kitchen de alta-cozinha do mundo", FOODIOOM junta 5 diferentes restaurantes, cada uma delas conduzida por chefes e marcas bem conhecidas. "Se quisermos ter o melhor, temos de estar com os melhores'', reforça Ernesto. "Esse é o nosso modelo de negócio e o nosso objectivo, custe o que custar." A sua oferta inclui a tradicional cozinha Mediterrânea do co-fundador Javier Muñoz (Ibaritas); a cozinha italiana de  Andrea Tumbarello (Piaceri); O Nikkei de Luis Arévalo (Ikiru); o saudável de Carmen Rebel (Jungle); e desde 2020 hambúrgueres de premium burgers com carne proveniente de La Finca e pão de Pan.Delirio (Barbarie).

"A nossa ideia era que toda a nossa oferta fosse 100% transportável e chegasse às mãos do consumidor da melhor maneira." Em Outubro de 2019, FOODIOOM já estava na Deliveroo, Uber Eats, Glovo, Just Eat e tinha o seu próprio website. "Começámos a levar este conceito de alta gastronomia para todo o lado e o público notou automaticamente a diferença." Para além de ter o apoio de grandes chefs de cozinha, FOODIOOM destaca-se por ser 100% artesanal: todos os seus pratos são feitos na sua cozinha com ingredientes frescos e sazonais.

“Começámos a levar este conceito de alta cozinha a todo o lado e o público apercebeu-se automaticamente da diferença".

Continuando a evoluir após a chegada da COVID

Em Março de 2020, FOODIOOM  já havia atingido o seu ponto de equilíbrio. As restrições apenas aceleraram o seu crescimento. Forçados a fechar as suas portas, os restaurantes tradicionais que procuravam continuar abertos lutaram para implementar serviços de entrega, mas a FOODISM já tinha vários meses de prática. "Os primeiros meses de bloqueio dispararam. Tivemos um recorde de vendas e crescemos quase 70%".

No entanto,  os empresários Ernesto e Javier nunca deixaram de inovar. Na sua ânsia de se adaptarem cada vez mais ao mercado, FOODIOOM lançou 3 estratégias que têm sido cruciais para o seu sucesso na entrega: a criação da sua marca paralela Artisan Kitchen, o conceito da  FOODIOOM como uma marca principal junto com a  FOODIOOM EXPERIENCE e o lançamento do seu menu do dia, o Menú dos Chefs.

Artisan Kitchen nasceu do desejo de criar novas marcas para restaurantes fantasma, "praticamente de um dia para o outro e sem a necessidade de fazer grandes investimentos". Após começarem a oferecer as  5 marcas FOODIOOM exclusivamente na Glovo, a sua marca paralela permitiu-lhes manter uma presença em outras plataformas online. Como a FOODIOOM, Artisan Kitchen é a marca chave para quatro outras cozinhas diferentes: Artisan Pizza, Artisan Burger, Artisan Fresh e Artisan Nikkei.

Depois chegou a FOODIOOM EXPERIENCE. Ernesto e Javier decidiram criar um estabelecimento Glovo que reunisse todas as suas marcas. "FOODIOOM EXPERIENCElevou-nos a compreender que o conceito da FOODIOOM como uma marca chave era mais forte do que cada marca individualmente." Graças a isso, é possível encomendar pratos de todos os 5 restaurantes numa só encomenda, todos entregues pela mesma pessoa de entrega e com um único custo de envio. "Isto fez-nos disparar completamente".

A sua última estratégia tem sido acrescentar o Menu dos Chefes de cozinha. Este é um menu especial que inclui uma entrada, prato principal e sobremesa, tudo preparado pela sua comunidade de chefes de cozinha.

A chegada da Otter para unificar as operações de entregas

"Otter permite-nos manter uma visão minuto a minuto do que se está a passar".

Com 5 marcas principais, 4 restaurantes Artisan, como a marca chave e o menu do  Chefs Menu, FOODIOOM necessitava de um parceiro de gestão. "Desde 2019 estava à procura de algum que lhes trouxesse mais valias, nessa altura, já estávamos a gerir cerca de 20 pedidos a partir de um local", explica Ernesto. "Não só era uma confusão em termos de espaço, como também era impossível de controlar a nível da gestão. Muitos processos manuais e muitas complicações".

Em 2020 começaram um teste com a Otter!. "Ta verdade é que foi uma das melhores decisões que tomámos na FOODIOOM". De acordo com Ernesto, as operações têm melhorado muito. "Na cozinha, acontecem menos erros e confusão. A encomenda entra, o pedido sai e a cozinha funciona como um relógio. É muito claro e intuitivo". Em termos de gestão, a Otter ajudou-os a controlar o nosso negócio de entregas em grande detalhe. "Otter permite-nos manter uma visão minuto a minuto do que se passa".

Com experiência anterior em supermercados, Ernesto estava habituado a ter ferramentas analíticas poderosas. Graças a Otter e à sua gestora de conta Daniela, já não lhe falta nenhuma informação. "Os relatórios dão-nos uma visão muito profissional. Otter deu-me a sensação de ter uma ferramenta de gestão muito poderosa. Posso ver como a operação está a decorrer, como estão a decorrer as vendas e o que pode ser feito para melhorar". Para além da consolidação de encomendas e dados, Ernesto diz que a equipa também tem sido fundamental: "Achei que a eficiência e a qualidade da equipa da Otter também são excelentes, estão sempre atentos.

Quanto a conselhos para outros restaurantes destes pioneiros de entregas, o co-fundador da FOODIOOM assegura que a tecnologia é fundamental. "Se tiver uma única marca e se estiver numa única plataforma, talvez consiga gerir, mas o problema é que a informação que tem disponível é muito limitada. Eu sugeriria definitivamente a Otter como parte das integrações digitais de qualquer restaurante".

"Eu sugeriria definitivamente Otter como parte das integrações digitais de qualquer restaurante".

Como apoiar a FOODIOOM

Se está em Madrid, pode apoiar a FOODIOOM encomende a cozinha deles através da Glovo ou website. Prato favorito do Ernesto? O maki chifero e maki nikkei do restaurante japonês peruano Ikiru.

SE É UM RESTAURANTE QUE PROCURA IMPULSIONAR O SEU NEGÓCIO DE ENTREGAS, PREENCHA O SEGUINTE FORMULÁRIO E ENTRAREMOS EM CONTACTO CONSIGO PARA LHE DAR MAIS INFORMAÇÕES.

Latest blog posts

Sometimes you just want a little extra. Extra support. Extra features. Extra everything.
About Otter

Analíticas sobre entregas para restaurantes: Apresentamos a Otter Insights

A Otter Insights consolida todos os seus dados de entrega num painel fácil de utilizar para que possa tomar decisões informadas.

How to Succeed in Delivery

Como aumentar as receitas do seu restaurante neste período de festas

As 8 melhores formas de aumentar as receitas do seu restaurante nesta época festiva

How to Succeed in Delivery

Como inscrever o seu Restaurante no Uber Eats

Quer inscrever o seu restaurante no Uber Eats mas não sabe por onde começar. No blogue seguinte, vamos quebrar os passos simples para conseguir registar o seu restaurante na plataforma.

How to Succeed in Delivery

5 passos simples para melhorar o menu do seu restaurante em plataformas de entrega para aumentar as encomendas e vendas

5 passos simples para melhorar o menu do seu restaurante para melhorar as suas vendas, a satisfação do cliente, e muito mais!

About Otter

As dez principais características das Otter para Cadeias de Restaurantes

Como a Otter ajuda a cadeia de restaurantes de topo a potenciar o seu negócio de entrega de alimentos.

About Otter

As 10 funções de Topo da Otter para pequenos restaurantes e restaurantes independentes

As 10 principais características de Otter que ajudam os pequenos restaurantes e restaurantes independentes a ter sucesso na entrega.

How to Succeed in Delivery

Como tirar fotos para a plataforma de entrega de alimentos como um profissional

5 passos simples para tirar fotos de alimentos como um profissional

How to Succeed in Delivery

Como faturar os custos de entrega na rentabilidade do seu mix de produtos

Os operadores de restaurantes observam cada dólar (centavo?), e quando você leva em conta as despesas que vêm junto com a entrega de terceiros, é mais importante do que nunca contabilizar com precisão

Oferta limitada
50% de desconto
durante 2 meses

Desbloqueia o desconto