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Restaurantes sustentáveis são tendências: aprender como e porquê implementar práticas de sustentabilidade de restaurantes de primeira linha é importante

10/12/2020

Sustentabilidade e a indústria da gastronomia: o que é preciso saber

Ao contrário da crença popular, a entrega de alimentos e a sustentabilidade andam juntas como manteiga de amendoim e geleia, gin & tónico, pad & thai. Relatórios recentes revelam que encomendar comida online pode até deixar uma pegada de carbono mais baixa do que a compra em mercearias - sim, leu bem. De acordo com a Science Direct, a entrega de alimentos - kits de refeições - têm emissões médias de gases com efeito estufa mais baixas do que as refeições das lojas de comida, e as refeições das mercearias resultam em maior desperdício alimentar.

Paralelamente, os clientes estão a tornar-se mais conscientes do meio ambiente: 83% dizem que desejam que os restaurantes utilizem práticas mais amigas do ambiente, e até dois terços dos consumidores estão agora dispostos a pagar mais por produtos ecológicos. Embora a mudança para escolhas mais sustentáveis em termos de embalagem, estoque e mais possa parecer menos vantajoso financeiramente, dar prioridade à sustentabilidade provavelmente ajudará o seu restaurante a aumentar as vendas e a destacar-se dos concorrentes de uma forma significativa.

Continue a leitura para saber como a implementação de seis das melhores práticas de sustentabilidade de restaurantes irá beneficiar os seus resultados.


As 6 melhores formas de tornar o serviço de entregas do seu restaurante mais sustentável

1. Adquirir material de produção regional

Quando se trata de sustentabilidade, abastecer a sua cozinha com ingredientes e mantimentos locais é uma forma segura de reduzir a pegada de carbono do seu restaurante. Se for capaz de cultivar os seus próprios produtos no exterior, num jardim de quintal, ou num jardim local, experimente-o! Os seus clientes ficarão impressionados. Se isso não for uma opção para o seu restaurante, tente chegar a operações familiares e de pequenas empresas para aprender sobre os seus processos de produção e trabalho. A chave é saber de onde vêm os seus ingredientes e como são produzidos. A partir daí, considere informar os seus clientes sobre a história da sua encomenda através de sinalização, chamadas de ingredientes nas aplicações de entrega, e postagens nas redes sociais.

2. Introduzir um Menu Sazonal

Já alguma vez se viu obrigado a jogar fora produtos estragados? Organize-se com antecedência e planeje sincronizar o seu menu com os produtos sazonais. Não tem de criar um menu separado para cada estação, mas mapear quais são os produtos da estação durante todo o ano vs. produtos sazonais especializados reduz eficazmente o desperdício desnecessário. A introdução de especialidades sazonais ou a troca de um ingrediente pelo que quer que esteja na estação reduz o tempo de viagem para os seus ingredientes e é excelente para o planeta, além de ser uma mudança divertida para os seus clientes. Se comercializar corretamente os ingredientes frescos aos seus clientes, é provável que estes cubram qualquer aumento de custo resultante.


3. Ajuste o seu menu com base no desperdício alimentar, elementos populares, e muito mais

Pensar na sazonalidade quando se trata do seu inventário é um primeiro passo significativo para se tornar um restaurante sustentável. A seguir, é tempo de fazer uma auditoria completa do seu menu. Sente-se com o seu menu e pense sobre os itens que lhe estão a causar problemas. Por exemplo, estará a deitar para o lixo ingredientes estragados regularmente? Pode ser útil pensar em reduzir as suas ofertas e concentrar-se nos seus artigos mais vendidos. A seguir, encoraje os seus empregados a serem engenhosos. Desenvolver um sistema para lidar com o excesso de ingredientes é uma grande ideia (talvez pudesse tirar proveito) de comida extra criando molhos especiais, stocks, smoothies, etc. Fazer um plano para evitar jogar comida para o lixo garantirá que está desperdiçando o mínimo possível durante os preparativos do seu restaurante.

4. Faça o seu Menu Virtual

Se o seu restaurante esteve aberto para jantar no meio da pandemia, é provável que já tenha abandonado os seus menus físicos para um código QR ou e-menu. A implementação permanente desta prática irá eliminar o desperdício de papel e os custos associados à impressão - uma forma simples mas eficaz de diminuir a pegada de carbono do seu negócio.

5. Experimente a Compostagem

Sabia que 60 - 80% de todo o lixo de restaurantes é lixo alimentar? Todos os trabalhadores dos restaurantes levaram um prato comido de volta à cozinha, num ou noutro ponto. Enquanto que oferecer porções mais pequenas ajuda a eliminar o desperdício, haverá sempre clientes que não terminam as suas refeições. Em vez de jogar fora os restos de comida, considere a compostagem. A compostagem requer pouco equipamento e educação, e é um passo extremamente positivo para o seu sistema alimentar e ambiental.

6. Comércio de plástico de uso único para embalagens reutilizáveis

À medida que muitos restaurantes transitaram para a entrega - apenas em meio à pandemia, os resíduos plásticos tornaram-se um grande problema. Tanto que os peritos prevêem que os resíduos de plástico poderão aumentar em 40% durante a próxima década, se as embalagens não evoluírem. Felizmente, no início de 2021, os restaurantes começaram a separar-se com os plásticos de utilização única. A boa notícia para vocês é que o comércio de plástico para materiais mais amigos do meio ambiente requer apenas algumas pequenas alterações. Quando se trata de refeições, oferecer pratos e copos reutilizáveis. Para a recolha e entrega, troque o plástico por embalagens de composição à base de plantas.

Os gigantes da indústria estão fazendo uma grande aposta em práticas mais sustentáveis. Como e porquê redes como McDonald's e Domino's Pizza estão a tomando uma posição sobre as alterações climáticas

Alguns dos maiores atores que tentam combater as alterações climáticas são aqueles que se tornaram um elemento básico para cobrir os nossos desejos noturnos: McDonalds, Chipotle e Domino's. O gigante dos hambúrgueres McDonalds está tentando combater as alterações climáticas, prometendo eliminar eficazmente as emissões em todos os seus restaurantes e canais de abastecimento mundiais até 2050. O McDonald's já abriu um restaurante "net-zero energy" em Orlando e está atualmente trabalhando para cortar todo o plástico das suas famosas refeições felizes.

Chipotle lançou recentemente o "Real Foodprint", um rastreador de sustentabilidade transparente que calcula um impacto de sustentabilidade médio em cada um dos seus ingredientes. A Domino's aumentou a sua percentagem de conteúdo reciclado nas caixas de 40% para 72% em 2020. Então, o que significa isto para o seu restaurante? Significa que é fundamental para o seu negócio pensar no impacto que terá no futuro e que começar pequeno, e implementar algumas das etapas que destacamos anteriormente é a forma perfeita de começar a construir um amanhã mais brilhante

Quer conquistar novos clientes? Mostre-lhes que se preocupa com o seu futuro e com o planeta

Porque  gigantes da QSR como Chipotle, McDonald's e Domino's fazem uma grande aposta na sustentabilidade? Porque é um grande motor no local onde os seus clientes gastam o seu dinheiro. Um estudo recente mostrou que quase 50% das pessoas estariam dispostas a pagar mais por um produto sustentável. Os produtos alimentares comercializados de forma sustentável como bebidas gaseificadas e biscoitos cresceram mais de 100% entre 2015 e 2019, em comparação com as suas categorias globais, cada uma das quais cresceu apenas cerca de 10%. Se estes números não o convenceram a fazer uma aposta em práticas amigas do meio ambiente no seu restaurante, considere que a indústria alimentar e de hospitalidade como um todo está investindo em tecnologia inovadora para beneficiar os seus clientes e o planeta. Para crescer com a categoria e com os seus clientes, deve pensar no futuro.

Em 2021, as decisões de compra dos seus clientes são motivadas por mais do que o preço e a qualidade. O propósito e os valores da marca desempenham um grande papel no local onde as pessoas optam por gastar o seu dinheiro. E à medida que a sociedade se torna mais consciente do meio ambiente do que nunca, é fundamental para o seu negócio alinhar-se com esta mudança cultural, considerando o impacto que as suas práticas têm no planeta.


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